24 julho 2011

Dialogos Brancaleonicos...refle(x)ação !!!


...pois então, depois do encontro de ontem (encontro livre de artistas de guarulhos) que no meu entender foi um passo muito importante dado no sentido de criar de fato uma discussão sobre a política pública para cultura (ou a falta de)...reli esse texto do Saramago e acho que tem muito a ver com parte do que foi dito no encontro...

ONDE ESTÁ A ESQUERDA?

Vai para três ou quatro anos, numa entrevista a um jornal sul-americano, creio que argentino, saiu-me na sucessão das perguntas e respostas uma declaração que depois imaginei iria causar agitação, debate, escândalo (a este ponto chegava a minha ingenuidade), começando pelas hostes locais da esquerda e logo, quem sabe, como uma onda que em círculos se expandisse, nos meios internacionais, fossem eles políticos, sindicais ou culturais que da dita esquerda são tributários. Em toda a sua crueza, não recuando perante a própria obscenidade, a frase, pontualmente reproduzida pelo jornal, foi a seguinte: "A esquerda não tem nem uma puta ideia do mundo em que vive". À minha intenção, deliberadamente provocadora, a esquerda, assim interpelada, respondeu com o mais gélido dos silêncios. Nenhum partido comunista, por exemplo, a principiar por aquele de que sou membro, saiu à estacada para rebater ou simplesmente argu-mentar sobre a propriedade ou a falta de propriedade das palavras que proferi. Por maioria de razão, também nenhum dos partidos socialistas que se encontram no governo dos seus respectivos países, penso, sobretudo, nos de Portugal e Espanha, considerou necessário exigir uma aclaração ao atrevido escritor que tinha ousado lançar uma pedra ao putrefacto charco da indiferença. Nada de nada, silêncio total, como se nos túmulos ideológicos onde se refugiaram nada mais houvesse que pó e aranhas, quando muito um osso arcaico que já nem para relíquia servia. Durante alguns dias senti-me excluído da sociedade humana como se fosse um pestífero, vítima de uma espécie de cirrose mental que já não dissesse coisa com coisa. Cheguei até a pensar que a frase compas¬siva que andaria circulando entre os que assim cala¬vam seria mais ou menos esta: "Coitado, que se poderia esperar com aquela idade?". Estava claro que não me achavam opinante à altura.
O tempo foi passando, passando, a situação do mundo complicando-se cada vez mais, e a esquerda, impávida, continuava a desempenhar os papéis que, no poder ou na oposição, lhe haviam sido distribuídos. Eu, que entretanto tinha feito outra descoberta, a de que Marx nunca havia tido tanta razão como hoje, imaginei, quando há um ano rebentou a burla cancerosa das hipotecas nos Estados Unidos, que a esquerda, onde quer que estivesse, se ainda era viva, iria abrir enfim a boca para dizer o que pensava do caso. Já tenho a explicação: a esquerda não pensa, não age, não arrisca um passo. Passou-se o que se passou depois, até hoje, e a esquerda, cobardemente, continua a não pensar, a não agir, a não arriscar um passo. Por isso não se estranhe a insolente pergunta do título: "Onde está a esquerda?". Não dou alvíssaras, já paguei demasiado caras as minhas ilusões.

José Saramago

...pois então, vejam se as coisas não passam um pouco por aí???

beijim e evoé !!!

6 comentários:

Ana Morales disse...

De todas as posições, há quem prefira as do Kama Sutra...

Bob Black disse...

"Na astronomia, 'revolução' se refere a uma volta no mesmo lugar. Para a esquerda, parece significar mais ou menos a mesma coisa. O esquerdismo é literalmente reacionário. Assim como os generais estão sempre uma guerra atrasados, os esquerdistas estão sempre em busca de uma revolução. Eles a vêem como bem vinda porque sabem que já nasceu fracassada. São vanguardistas porque estão sempre atrás de seu tempo (...). Mas e se 'revolução' significar sair da linha?"

Anônimo disse...

Quero saber por que o comentário do Bob Black não foi ao ar... ou melhor, à tela... só por que ele é Black? Isso é preconceito... pior: é bullying...

Anônimo disse...

''sonho qi se sonha só é só um sonho qi se sonha só, mas sonho qi se sonha junto é realidade'' já dizia a bela canção; dizia... dizia... dizia... no passado, no ontem, porque, nos dias de hoje, onde a ausencia do sonho é a regra 'desregada' di flores sem jardins, é dificil sonhar-mos juntos. porém, como diz a poesia da vida ''Tudo vale a pena quando a alma não é pequena''.

Anônimo disse...

''sonho qi se sonha só é só um sonho qi se sonha só, mas sonho qi se sonha junto é realidade'' já dizia a bela canção; dizia... dizia... dizia... no passado, no ontem, porque, nos dias de hoje, onde a ausencia do sonho é a regra 'desregada' di flores sem jardins, é dificil sonhar-mos juntos. porém, como diz a poesia da vida ''Tudo vale a pena quando a alma não é pequena''.

Anônima disse...

Na ditadura de ontem tiraram-nos a palavra; na ditadura de hoje tiram-nos o sonho...

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...