15 novembro 2010

BRANCALEONE E A RES-PÚBLICA


...pois então, no dia 15 de Novembro de 1889 foi proclamada a República no Brasil...factualmente foi isso...o termo república vem do latim res pública (coisa pública) e tinha por objetivo administrar o bem comum, ou em outras palavras...o que pertencia a todos. No Brasil, quem a proclamou, foi o amigo pessoal do imperador, um marechal que nada tinha a ver com a defesa da coisa pública, muito pelo contrário...e aliás, o povo mesmo nem sequer soube do acontecimento...diga-se de passagem, muitos ainda hoje não sabem...ou não sabem bem o que venha a ser esta tal de república...

então ficamos pensando...

como podem as pessoas defenderem algo que não conhecem, e por tanto nem sabem se acreditam?...
e são tantos os teóricos...e consequentemente, tantas teorias que fica um pouco mais difícil compreender o que diabos é essa coisa pública aí...

somemos a isso que para entendermos melhor a amplitude do termo...precisamos analisar o processo histórico que o envolveu...mas aí rola um outro probleminha...

como este processo histórico tem sido transmitido nesse tempo todo? A serviço de quem estão os meios informativos, educativos, formativos, políticos?
outra dúvidazinha político: portanto, público ???

fica aqui a provocação inteligente, com trocadilho pra lá de sofisticado...que o o Angeli compôs e que antropofagicamente...incorporamos:


...pois então, para encerrar momentaneamente este texto...revelamos!!!

abaixo o Brancaleone:

que continua acreditando, anunciando e lutando para que a coisa pública seja administrada pelo público, e para o público, em outras palavras...não se pode privar o público do bem público!!!

o Brancaleone acredita nisso...e vocês???

Um comentário:

Eduardo disse...

parabens pelo texto, esta maravilhoso e provocativo como deve ser, abraços dú cadeira..rs

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...