23 julho 2009

Gostariamos de Não Pensar Nisso...Mas Fazer O que???


Clica na tirinha que ela vira um tirão

Esta tira foi extraída do livro Toda Mafalda do grande desenhista Quino...que vale muito a pena ser lido...Ed. Martins Fontes

que segundo Umberto Eco:

"Mafalda não é apenas um novo personagem das histórias em quadrinhos: é o personagem dos anos sessenta. Se para defini-la usamos o adjetivo "contestadora" não foi para seguirmos a qualquer preço a moda do anticonformismo: Mafalda é realmente uma heroína "enraivecida" que recusa o mundo tal como ele é.

Na verdade, Mafalda tem ideias confusas em questão de política. Não consegue entender o que acontece no Vietinã, não sabe por que existem pobres, desconfia do Estado mas tem receio dos chineses. De uma coisa ela tem certeza: não está satisfeita.

À sua volta, uma pequena corte de personagens mais "unidimensionais": Manolito, o menino plenamente integrado num capitalismo de bairro; Felipe, o sonhador tranquilo; Susanita, perdida em sonhos pequeno-burgueses. E, depois, os pais de Mafalda, resignados, vencidos pelo tremendo destino que fez deles os guardiões da Contestadora.

Já que nossos filhos vão se tornar - por escolha nossa - outras tantas Mafaldas, será prudente tratrarmos Mafalda com o respeito que merece um personagem real."

...pois então, o Quino nos fez lembrar com bastante pesar que apesar de todos os esforços e empenho que este grupo (o Brancaleone) da Casa dos Cordéis, que tem a frente o Mestre Bosco Maciel grande visionário, e tantos outros grupos de cultura popular em manterem-se ativos a cada dia se torna mais difícil...considerando que fazer espetáculos nas ruas, praças, vielas, pontos de onibus, acampamentos, ocupações, bairros periféricos e por aí vai...continuamos tendo de responder aos impostos, contas de água, luz, aluguél, figurinos, cenários, locomoção...sem contar também que comemos, bebemos, lemos, assistimos, atuamos, moramos ... e para realizarmos tudo isso acabamos por nos esbarrar nos entraves do capitalismo...tudo ( ou quase tudo) custa dinheiro...e conclamamos aos que se sensibilizem com a causa da cultura popular que contribuam...Queremos dizer que existem muitas formas de contribuição...divulgando, prestigiando, indicando, apoiando financeiramente, inclusive...afinal de contas...não dá para pagar as contas fazendo de conta...grande beijo palhaçês e evoé!!! (risos, mas franzindo um pouco a testa)

Um comentário:

ana disse...

Mafalda é folda!

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...