
Clica na tirinha que ela vira um tirão
Esta tira foi extraída do livro Toda Mafalda do grande desenhista Quino...que vale muito a pena ser lido...Ed. Martins Fontes
que segundo Umberto Eco:
"Mafalda não é apenas um novo personagem das histórias em quadrinhos: é o personagem dos anos sessenta. Se para defini-la usamos o adjetivo "contestadora" não foi para seguirmos a qualquer preço a moda do anticonformismo: Mafalda é realmente uma heroína "enraivecida" que recusa o mundo tal como ele é.
Na verdade, Mafalda tem ideias confusas em questão de política. Não consegue entender o que acontece no Vietinã, não sabe por que existem pobres, desconfia do Estado mas tem receio dos chineses. De uma coisa ela tem certeza: não está satisfeita.
À sua volta, uma pequena corte de personagens mais "unidimensionais": Manolito, o menino plenamente integrado num capitalismo de bairro; Felipe, o sonhador tranquilo; Susanita, perdida em sonhos pequeno-burgueses. E, depois, os pais de Mafalda, resignados, vencidos pelo tremendo destino que fez deles os guardiões da Contestadora.
Já que nossos filhos vão se tornar - por escolha nossa - outras tantas Mafaldas, será prudente tratrarmos Mafalda com o respeito que merece um personagem real."
...pois então, o Quino nos fez lembrar com bastante pesar que apesar de todos os esforços e empenho que este grupo (o Brancaleone) da Casa dos Cordéis, que tem a frente o Mestre Bosco Maciel grande visionário, e tantos outros grupos de cultura popular em manterem-se ativos a cada dia se torna mais difícil...considerando que fazer espetáculos nas ruas, praças, vielas, pontos de onibus, acampamentos, ocupações, bairros periféricos e por aí vai...continuamos tendo de responder aos impostos, contas de água, luz, aluguél, figurinos, cenários, locomoção...sem contar também que comemos, bebemos, lemos, assistimos, atuamos, moramos ... e para realizarmos tudo isso acabamos por nos esbarrar nos entraves do capitalismo...tudo ( ou quase tudo) custa dinheiro...e conclamamos aos que se sensibilizem com a causa da cultura popular que contribuam...Queremos dizer que existem muitas formas de contribuição...divulgando, prestigiando, indicando, apoiando financeiramente, inclusive...afinal de contas...não dá para pagar as contas fazendo de conta...grande beijo palhaçês e evoé!!! (risos, mas franzindo um pouco a testa)
Um comentário:
Mafalda é folda!
Postar um comentário