27 julho 2009

...ENTÃO QUE TAL UM FILMÃO???



CLICA PRA VER SE CLICA!!!

...pois então...estamos inaugurando uma novissíma sessão no nosso blog...a estamos chamando momentaneamente de "...ENTÃO QUE TAL UM FILMÃO????" se vocês tiveram sugestões de títulos melhores para esta nova sessão anuncia aí nos comentários...estaremos aguardando...

...segue agora um pequeno histórico do filme, mas antes queremos dizer que é por conta desse filme que nossa Cia tem este nome...acho que por si só já vale o risco de ver este filme...o que acha??? aguardamos também seu comentário sobre o filme e sugestões para outras indicações...grande beijo palhaçês...já com a pipoca na mão...boa exibição...convide amigos e ... luz e camera e ação...

breve histórico do momento histórico do filme...só leia se quiser...(risos)

TÍTULO DO FILME: O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE
(Lá lncredible Armata Brancaleone, ITA 1965)
DIREÇÃO: Mário Monicelli
ELENCO: Vittorio Gassman, Gian Maria Volonté, Catherine Spaak, 90
min, Look Filmes.

RESUMO

Este clássico do cinema italiano, retrata os costumes da cavalaria medieval através de uma demolidora e bem humorada sátira. A figura central é Brancaleone, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo. Trata-se de uma paródia a D. Quixote de Cervantes.
O filme consegue ser hilário, mesmo na reconstituição dos aspectos mais avassaladores da crise do século XIV, representados pela trilogia "guerra, peste e fome". Utilizando-se sempre da sátira, o filme de Monicelli focaliza a decadência das relações sociais no mundo feudal, o poder da Igreja católica, o cisma do Oriente e a presença dos sarracenos.

CONTEXTO HISTÓRICO

A Baixa Idade Média estende-se do século XI ao XIV, caracterizando a crise do feudalismo.
O processo de decadência do sistema feudal tem origem nas próprias contradições inerentes a qualquer modo de produção. No século XI, com a necessidade de aumentar a produção de alimentos, os senhores feudais aumentaram a exploração sobre os servos, que iniciaram uma série de revoltas e fugas, agravando a crise já existente.
As cruzadas entre os séculos XI e XIII representaram um outro revés para o feudalismo, já que Jerusalém não foi reconquistada pelos cristãos e o cristianismo não foi reunificado, com as igrejas Católica Romana e Ortodoxa permanecendo separadas. A reabertura da navegação no Mediterrâneo entre Oriente e Ocidente (principal desdobramento das Cruzadas), resultou no crescimento de relações econômicas mais dinâmicas, representadas pelo Renascimento Comercial e Urbano.
O trinômio "guerra, peste e fome", que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente. A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre França e Inglaterra devastou várias regiões da Europa, enquanto que a "peste negra" eliminou cerca de 1/3 da população européia. A destruição dos campos, devastando plantações e rebanhos, trouxe a fome e a morte.
Nesse contexto de transição do feudalismo para o capitalismo (passagem da Idade Média para Moderna), além do desenvolvimento do comércio monetário, notamos transformações sociais, com a projeção da burguesia, políticas com a formação das monarquias nacionais, culturais com o antropocentrismo e racionalismo renascentistas, e até religiosas com a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Nota-se ainda, o início do processo de expansão ultramarina, que abrirá os horizontes comerciais para os Estados europeus fortalecendo tanto a burguesia como os monarcas absolutistas.


...pois então...se você leu até aqui...e se assistir o filme...honestamente achamos que vale um comentário...não seja tímido(a) manda aí... o que achou???

vamos lá...poucas linhas já ajudam...escrever pode ser muito legal e comunicativo...
contamos com você...1...2...3...(risos...ansiosos)

Um comentário:

Ana disse...

Indiquei esse filme pra um conhecido, ele assistiu com a irmã e ambos adoraram. Agora estão ansiosos para o novo espetáculo da Cia...
O Cavaleiro (que de "triste figura" não tem nada...) e seu exército se metem em situações das mais absurdas, subvertendo as desgraças da época retratada - o que comprova mais uma vez o poder que tem o riso; e vale ressaltar que nao é um riso descomprometido, mas aquele de quem enxerga a situação de um outro ponto de vista, que vai além dos fatos e sabe que as coisas podem tomar um outro rumo ("nada é imutável", como diria b.b.); um outro rumo muito melhor e mais alegre - já que a alegria é a única salvação do ser humano, parafraseando a Clarice Lispector.
Assistam o filme, e nos convidem pra irmos também!

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...