
A Casa dos cordeis e o IPC – Instituto pro-cultura, e a Cia Brancaleone de teatro, realizam este cortejo sacro-folclórico, que sairá da Casa dos cordeis. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana santa na Espanha. É um traje de orígem medieval. No Brasil, é realizado principalmente na cidade de Pirinópolis em Goias. (Saída: 23:00h, Casa dos cordéis - Av. Torres Tibagy, 90 - Gopouva - Guarulhos - SP. Chegada: 24:00h, Santuário São Judas Tadeu - Rua da Verdade, 269 - Vila São Judas Tadeu - Guarulhos - SP)
...pois então, nós da Cia Brancaleone estaremos nessa procissão para levar o profano ao encontro ou de encontro ao sacro...desfilarão galiardos e truões, resgatando o palhaço medieval que sempre esteve presente nessas ocasiões, mas que misteriosamente desapareceram da maior parte dos relatos sobre essas manifestações...então nós da Cia Brancaleone ficamos a nos pergurtar o porque...e depois de muito procurar, pesquisar, estudar e até conjecturar...concluímos que o riso, o estranhamento e de novo o riso até por conta do estranhamento provoca medo nos que detém o poder...e achamos mais que providencial...não só falarmos a respeito disso, como também por o corpo em cena pra resgatar esta tão expressiva e necessária participação...
então...convidamos a todos pra aparecerem por lá...
um salve a todos os organizadores e participantes que se predispuseram, mesmo sem apoio financeiro ou patrocinio, fazer as coisas acontecerem...evoé a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário