31 março 2011

SABADÃO DIA 02/04 O CINE CLUBE PRECÁRIO ESTARÁ DE VOLTA EXIBINDO O FILME "PÃO E ROSAS"


...pois então, Pode parecer mentira, mas o Sinpro Guarulhos e a Cia Brancaleone trazem de volta neste sábado dia 02/04/2011 Cine Clube Precário exibindo o filme “Pão e Rosas”.
Venha se divertir, se emocionar e papear um pouquinho sobre este filme de temática tão atual, uma homenagem de fato as mulheres que lutam.
O Cine Clube Precário fica no Espaço Quintal da rua Maria Lucinda, 45 Vila Zanardi Centro Guarulhos e a sessão começa as 20:00 horas com entrada franca e de quebra umas pipoquinhas deliciosas no melhor estilo Brancaleonico Precário
Sobre o filme:
PÃO E ROSAS
Título Original: Bread and Roses
País de Origem: Reino Unido/ França/ Espanha/ Alemanha/ Suécia
Ano: 2000
Duração: 110 min
Diretor: Ken Loach
Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack McGee, George Lopez, Alonso Chavez, Monica Rivas, Frankie Davila
Sinopse: "Pão e Rosas"

Trabalhadores explorados, endividamentos, lutas e patrões capitalistas - com outro manifesto nas telas, o diretor britânico Ken Loach descreveu as massas pobres e oprimidas e sua lutas para sobreviver em um mundo cruel de "laissez-faire" em Bread and Roses (Pão e Rosas).
O filme passa-se em Los Angeles, onde imigrantes mexicanos ilegais trabalham como faxineiros do turno da noite em um edifício de escritórios, por salários humilhantes. Eles não têm assistência médica, nenhuma proteção trabalhista e ainda suportam um patrão abusivo.
Pão e Rosas não deve emocionar e convidar a reflexão o público, ao mostrar a luta pela criação de um sindicato, pelo trabalho e alguns dos imigrantes voltando-se para o roubo e prostituição para pagar o aluguel e alimentar os filhos.
No meio disso tudo há Maya, uma jovem de Tijuana que, com um ativista americano apaixonado - Sam - corajosamente lidera uma campanha guerrilheira contra corporações, ameaçando as famílias e vidas dos empregadores, e correndo o risco de uma extradição.
O tema de Bread and Roses, de Ken Loach, é a luta contra a precarização do estatuto salarial do contingente de trabalhadores subcontratados do setor de serviços que, nas últimas décadas, cresceu bastante nos EUA e nos países capitalistas. São trabalhadores assalariados sem tradição de organização sindical, constituído por proletários imigrantes, muitos deles ilegais, sem direitos, e disponíveis para a superexploração do capital. Devido a tal situação de espoliação de direitos, a luta proletária incorpora um largo espectro de contingência, assumindo, deste modo, a bandeira da justiça social. Enfim, busca-se constituir um patamar mínimo de direitos sociais capaz de dar-lhe um lastro moral para lutas sociais e políticas de maior envergadura. Além disso, tal bandeira de agitação tende a ser adequada ao nível de consciência de classe contingente de tais proletários ainda imersos em expectativas de mercado. A bandeira de luta por Justiça não põem em questão o sistema do capital, expressando, portanto, os limites (e alcances) da luta dos proletários precários.
Simplesmente imperdível. Portanto, não perca.

Um comentário:

Ana Morales disse...

Quem não foi perdeu um dos filmes mais belos já feitos; perdeu a pipoca deliciosa (feita no estilo Brancaleônico Precário); perdeu um bate-papo enriquecedor... enfim! Quem perdeu, perdeu!

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...