28 junho 2010

Depoimentos sobre o espetáculo do dia 19/06/2010 que homenageou José Saramago...

...pois então, quem esteve no Quintal no Sabadão dia 19/06 viu um espetáculo único...e único mesmo...pois não será feito novamente...quem viu...viu...quem não viu...quem sabe queira ir ver outros espetáculos do Brancaleone...afinal, é sempre...(ou não) uma surpresa...grande beijo palhaçês a todos e todas que estiveram por lá...e evoé José Saramago...

por essas e outras tantas...resolvemos não colocar fotos...imaginem pelos depoimentos...

Ana Morales:
Gostaria de compartilhar essa reflexão com vocês. Se não estiver muito fora daquilo que pensam, gostaria também de publicá-la no blog.
Beijos a todos.
-------
Ontem o Brancaleone apresentou um grande espetáculo. E único: jamais será encenado novamente. Em cena, uma palhaça por natureza e dois aprendizes de palhaços.
Palhaços, não clowns, porque ontem falamos coisas feias.
E, como palhaços, assumimos o nosso fracasso: não somos a Ivete Sangalo, nem dançamos o “reboleixom”. Mas os palhaços não se instalam no fracasso: eles transgridem.
O espetáculo de ontem, para o qual montamos todo o cenário e estrutura de adereços e figurinos - mas que se quer foram usados - foi dedicado a José Saramago.
Não por acaso.
Em vida, Saramago deve ter sido chamado de muitos nomes, principalmente pelo incômodo causado por suas convicções marxistas e ateístas. Mas, talvez, nunca o tenham chamado de palhaço. E justamente isso que ele foi: um palhaço, pois nas suas palavras esteve e está presente tudo aquilo que o mundo tenta esconder, e muitas vezes sob uma ótica absurda. Um palhaço, pois Saramago foi assumidamente um inconformado. E, claro: com suas palavras, ele também dizia coisas feias.
E o mais importante na prática de um palhaço: Saramago nos deu a alegria, pois tornou e tornará sempre cada vez mais forte a luta contra as misérias do mundo.
“Desassossegar. Desassossegar sempre” (José Saramago).
Evoé.

Nelson Velloso:
muito assustador aqueles palhaços mal educados??? pra você que tem estudado esse lance de palhaços...esse tipo de atuação, é chamado de truão...o truão é um palhaço sem educação das ruas e povoados da Idade Média, que falavam impropérios para o público em geral, costumeiramente criticavam os senhores dos feudos e os padres locais, geralmente atribuiam ao povo a culpa das coisas ruins que aconteciam a eles mesmos...nós fizemos uma adaptação para o mundo atual, aproveitando pra fazer uma critica, e uma reflexão sobre como seria o mundo sem a filosofia, ou sem os pensamentos de pessoas como Saramago...desculpe qualquer coisa...mas os velhos e bons palhaços estarão de volta em julho...beijinho palhaçês e evoé!!! foi isso que escrevi no orkut pra quem foi assistir ontem a gente e é nosso contato...afinal, foi um antiespetáculo, mas no sentido pleno, pois não fizemos parte do coro dos contentes, fizemos aquilo que achamos que tinhamos que fazer...e sinceramente...mesmo que não tenha sido estético ou coisa que o valha, mesmo que não ganhasse festival...ainda assim um espetáculo...pois a denuncia foi feita e foi teatral tem tudo,,, nos improvisos na encenação corretissima da Aimê...dos nossos desabafos, e creio que talvez as pessoas tenham entendido aquilo que produzimos ali...e foram ao meu ver...e parafraseando o Borbonhoca Truao de ontem...que se "f..." se não entenderam...mas fizemos história...fizemos acontecer...beijim palhaçês e evoé!!!

Lilian1:
Oi!!! eu assisti vcs sabado com o rodrigo e a mariana sinott!!queria falar que eu simplesmente adorei , falei pro rodrigo que nunca imaginava que ia ouvir e ver aquilo tudo de uma forma tao sutil e espontanea!eu nao estava sabendo do J.Saramago realemnte nao esperava , e as coisas simples que vcs falaram ficaram gravadas e com certeza estatei la no proximo!Às vezes a gente esquece de parar para refletir ou pra assistir apenas o mundo a nossa volta se prendendo a informaçoes e conteudos que passarão da mesma forma que vieram[ vestibualr =( ] e se desliga um pouco do que é real , vivo.
E aquele momento ali com aquelas pessoas me puxou um pouco p realidade de que nao sou uma maquina ..e me fez lembrar coisas que a gnt deixa escondido com o passar do tempo aquela sensibilidade infantil... O tempo passa a gnte se limita...
A proposito... Mesmo que o fazendeiro tenha morrido, com certeza alguem aprendeu com ele como se joga milho às galinhas e enquanto houver quem o faça , o fazendeiro em alma e essencia estará sempre vivo...( nao sei , foi o que tirei da fala da princesa dos palhaços risos) alias sua filha é linda! Parabens! com certeza ela vai continuar o que vcs coemçaram ..Gostei muito do que vi e ouvi , foi bem mais do que eu realmente esperava, e nao importa o numero de pessoas que se faz sorrir , que seja uma , já deve ser muito gratificante!!!! Um grande beijo!

Mateus:
Nelsão!
Putz, cara... muito bom mesmo. O mais assustador na verdade é quando tudo aquilo é falado olho no olho. hah. Deu pra pegar de surpresa. O que foi melhor ainda.
Mas então... Não estou mais estudando música. saí da faculdade. estou pensando em outra coisa (na verdade, cada vez mais confuso). mas é isso aí. mesmo fora da faculdade, tenho curiosidade (claro)
E gostei mesmo da atuação... acho que a gente precisa cada vez mais desses momentos que trazem reflexões (no caso do truão, vem junto com o choque, que acho uma boa maneira de fazer pensar também)
Já fui também procurar os pensamentos do Saramago no blog.
E além da atuação, a conversa depois foi muito boa. Curti o sábado de um ano de namoro. hahah
Em breve, espero prestigiar mais uma vez as reflexões impactantes (não a mesma com homenagem ao Saramago, pois quero me sentir privilegiado ao ser um dos únicos ao ter visto. hehe.).
Um grande abraço e até mais!

Lílian2:
"Desculpe" pelo quê, Nelson? Como eu disse, é sempre interessante refletir com vocês. Mesmo! E sinceramente, é até um ponto no qual eu tenho pensado. Não acho que a Penca veio pra exclusivamente falar sobre assuntos leves e lembrar das situações felizes. Crítica é bom. Crítica é ótimo. Crítica é necessário!
E aproveitando a brecha educativa, o truão é equivalente ao bufão?
Como eu falei com a Ana, quero muito trocar umas figurinhas com vocês! Gosto de verdade do seu trabalho! Evoé!
Beijo

Paula:
Ai, Nelson... pena eu ter que ir rápido, mas estava dependendo da carona...
Imagina, adorei. É sempre bom ver vocês em cena. Maravilhosa a iniciativa.
Achei muito legal - você viu aquela moça sentada no canto? A Val? Ela viu informações de vocês no site de guarulhos, eu acho, e veio de Arujá para assistir. Me disse que faz pedagogia e que gostou muito do trabalho de vocês. Disse para ela acompanhar pelo orkut também.
É o que você disse, a qualidade do público é o que mais importa...
Bom, em julho estarei lá, com mais tempo para conversar e falarmos sobre novidades.
Beijos.

Ivana:
A força é com prazer, então não precisa agradecer! E muito menos se desculpar..... uauhauhahahha......E valeu muito a performance da Aimê!!!!! A bichinha estava inspiradérrima!!!!! hehehehe
Não conhecia o lance do truão..... pensava ser o tal do Bufão!!!!
Precisamos conversar sobre uma performance que eu quero fazer no dia da exposição....
Beijo e evoé!!!

Nenhum comentário:

Cuidado que ainda está quente!!

É um absurdo o tédio da vida moderna !!!
E nós resolvemos fazer um blog - ou seria um diário?- de galhofa para galhofeiros.
Dois pontos, entre outros, são difíceis nesta façanha:
Primeiro, a concorrência com o nosso maior plagiador "Cirque du Soleil" e segundo fazer galhofa num país onde ultimamente todo mundo se leva terrívelmente à sério.
Não! Não vamos desperdiçar seu "valioso tempo" narrando as desventuras desse esfarrapado exército contra o gigante deus do Mercado... pois você não entrou nesse diário - ou seria um blog? - para ouvir lamúrias e nem vamos achar que humor é coisa tão importante a ponto de derrubar o governo de Omã, se é que lá tem governo.
Queremos com esse diário-revista-jornal-blog-gibi apenas cutucar embaixo do braço do ser humano pra ver se o "infeliz" acorda !!

Ass: Brancaleone
Somos um exército de feios, sujos e esfarrapados...palhaços de um circo sem lona que tem o Sol, a Lua, a Chuva, a Rua, a Praça e o Povo... Que são espectAtores daquilo que realizamos...